Skip to main content

Quanto custa um equipamento completo de kitesurf?

Quanto custa um equipamento completo de kitesurf?

09/05/2022

09/05/2022

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Kitesurf é um dos esportes mais incríveis e versáteis que existe. Pode ser praticado por praticamente qualquer pessoa e de qualquer idade.

Entretanto, a gente sabe que não é um esporte barato. Os equipamentos são importados e o custo Brasil dificulta demais a vida dos kitesurfistas.

No artigo de hoje eu vou colocar aqui os custos básicos para comprar um equipamento de kite, mas claro que eles vão variar de acordo com suas necessidades, estilo de velejo, quantidade de vento no seu pico e até mesmo seu peso, pois na hora de escolher o kite, os maiores custam mais caro e os menores bem menos, por razões obvias.

É importante lembrar que os custos são de equipamentos novos e da marca Reedin e Prolimit, que tenho acesso aos valores através do importador/distribuidor oficial no Brasil.

No mercado de usados os valores variam bastante e você pode encontrar kites com até 30% do valor de um novo, mas obviamente com material bem deteriorado e perfomance e segurança reduzidas.

O que precisa para praticar kitesurf?

Você vai precisar de no mínimo a lista de equipamentos abaixo para a prática de kitesurf. Ao passo que evoluir e querer buscar novas disciplinas dentro do esporte você poderá precisar de outros equipamentos como foils, prancha com bota, pranchas de surf, etc. Tudo depende do que você vai querer depois de aprender o básico com o equipamento abaixo.

  • Trapézio
  • Kite
  • Barra
  • Prancha
  • Colete

Custo do Trapézio

O trapézio é a peça que une a barra que conecta o kite e une tudo ao seu corpo de forma confortável e segura. É parte essencial do kit para prática de kitesurf e o ideal é que você não economize no seu.
Compre um de qualidade para ter segurança e para o seu conforto.
Nada pior que um trapézio que causa assaduras ou te aperte.
Olha só esse modelo que eu uso:

Custo do Kite

O kite precisa ser escolhido de acordo com suas necessidades, fiz até um artigo explicando como escolher um kite que pode te ajudar. Mas, para efeitos de didática, se você está aqui lendo esse artigo é porque pensa em iniciar no kite e para isso eu te indico um kite amigável e fácil como o Reedin SuperModel V3.

Custo da Barra

A barra é essencial para conexão entre rider e kite e também para o controle da pipa. Para iniciantes eu recomendo barra do largura de 50cm nos kites de tamanho 9 ou maior e de 45cm nos kites 8 metros e menores com linhas de 24 metros de cumprimento, que são mais versáteis para diversas condições.

Custo da Prancha

A prancha bidirecional é a prancha de entrada no mundo do kitesurf. Elas também vem disponíveis em diversos tamanhos que são definidos pelo nível de velejo, objetivo, peso e altura do rider.

Vamos dar aqui algumas opções para alguns tipos de riders, mas o ideal é você conversar com o vendedor e com seu professor pra definir o melhor tamanho.

Via de regra, um rider iniciante de 170+cm e 80kg+ vai querer uma prancha com pelo menos 140cm.

Riders mais leves, mulheres mais leves podem querer uma prancha de 136cm para ficar com boa base na prancha.

Custo do Colete

O colete é um elemento de segurança que vai te ajudar no começo. Ao derrubar o kite você terá mais flutuação para fazer o procedimento de redecolagem. No caro de um perrengue maior, você terá ele para te manter vivo até a situação ser resolvida.

Um bom colete custa em torno de R$500,00. Você os encontra nas mais diversas lojas de esportes naúticos e de kitesurf. O importante é saber se ele aguenta seu peso flutuando e se é confortável para ser usado junto com o trapézio.

Você pode conferir diversos coletes legais à venda na Orca Sports aqui.

Conclusão

Você viu os valores e calculei um preço médio de R$21000,00 para entrada no esporte. Esse custo pode ser reduzido ao negociar direto com o representante da marca que você desejar.

No caso da Reedin, você pode negociar valores melhores e formas de pagamento com a Orca Sports através do WhatsApp, basta clicar no botão no canto da tela.

Você sendo mais leve e precisando de kites menores também terá um custo mais baixo de entrada. Veja o tamanho do kite que você aprendeu a velejar na escola e saiba que o seu tamanho pode ser igual ou menor que ele, pois você irá só melhorar seu velejo e precisar cada vez menos de metro de pano para velejar.

Espero que o artigo seja esclarecedor sobre o custo para iniciar no kitesurf e peço desculpas por limitar a equipamentos novos e de uma única marca, pois a Reedin é a marca que confio e que tenho acesso aos valores atuais do material de kite no Brasil.

Forte abraço e bons ventos!

Arthur


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar
1
Quer comprar seu equipamento?
Hey, somos parceiro dessa marca irada e se você quiser cotar valores dos equipamentos, fala agora mesmo no WhatsApp diretamente com o distribuidor ou visite o site da Orca Sports aqui: VISITAR SITE