Skip to main content

Riscos da prática do Kitesurf e como reduzi-los.

Riscos da prática do Kitesurf e como reduzi-los.

06/03/2023

06/03/2023

O kitesurf é um esporte emocionante e radical, mas que também pode apresentar riscos. Alguns dos riscos inerentes à prática de kitesurf incluem:

1. Lesões por queda: As quedas são comuns no kitesurf e podem resultar em lesões, como cortes, contusões, fraturas e até mesmo concussões.

Para evitar esse risco, siga instruções atentamente durante sua fase de aprendiz e respeite seus limites e os limites da natureza. Não tente as manobras radicais que você viu no vídeo do profissional no Instagram antes de ter passado pelas diversas fases de aprendizado.

2. Afogamento: Como o kitesurf é praticado em água, há um risco de afogamento se o praticante não conseguir se soltar da pipa ou do equipamento em caso de emergência, ou se ele não conseguir nadar com segurança até a costa.

Para dirimir esse risco, só entre o tanto que você conseguir nadar de volta. Use um colete salva-vidas apropriado para kitesurf e também um capacete com flutuação para sua cabeça não ficar submersa em caso de desmaio. Em resumo, use os equipamentos de segurança.

3. Hipotermia: O kitesurf quando praticado em águas frias, o que pode levar à hipotermia se o praticante não estiver vestindo o equipamento adequado. Para evitar, saiba de antemão a temperatura da água e use a roupa de neoprene com espessura adequada.

4. Colisão com outros praticantes: O kitesurf é frequentemente praticado em áreas movimentadas, e os praticantes podem colidir uns com os outros. Isso pode resultar em lesões graves. Para eivtar, estude as regras de preferência no kitesurf e observe os praticantes que estão a sotavento (downwind) de você.

5. Colisão com objetos: O kitesurf pode levar o praticante em alta velocidade, o que aumenta o risco de colisão com objetos como pedras, rochas, barcos e outros obstáculos. Evite esse risco sendo atento e diligente.

Além disso, não esqueça de usar capacete e colete de impacto para seu bem. Recomendo demais esse colete de impacto e esse capacete para kitesurf.

6. Condições meteorológicas extremas: O kitesurf pode ser perigoso em condições meteorológicas extremas, como tempestades, ventos fortes ou ondas grandes. O praticante deve estar ciente das condições climáticas e evitar praticar o esporte nessas condições.

Em caso de mudanças repentinas do clima, o ideal é abordar o velejo, pois há risco de raios ou do vento zerar após uma tempestade passar. Aprenda a ler a previsão de vento e olhe a velocidade do vento nas estações do pico que você vai velejar.

Os Kites hoje em dia possuem um grande intervalo de vento onde funcionam com segurança, mas em caso de temepestade eu já vi o vento passar de 14 nós para rajadas de 30 nós e se você estiver com um kite Reedin 12 nessas condições, com certeza vai estar em apuros.

7. Mau funcionamento do equipamento: O mau funcionamento do equipamento, como a pipa ou a prancha, pode resultar em acidentes.

O praticante deve garantir que o equipamento esteja em boas condições antes de entrar na água. Não velejar sozinho e usar colete ou celular a prova d’água são boas práticas.

O ideal é usar kite novo, trapézio novo e barra com linhas novas para evitar a fadiga, mas na impossibilidade, fazer revisão semestral do equipamento com profissionais qualificados e verificar tudo antes de entrar na água pessoalmente.

8. Exaustão: O kitesurf requer um alto nível de resistência física. O praticante pode ficar exausto e perder a capacidade de controlar a pipa ou a prancha, o que pode levar a um acidente. Eu tenho excelente preparo fisico, mas mesmo assim já sofri cãibras que quase me deixaram a deriva. Para evitar, se alimente bem e fortaleça seus músculos e ouça seu corpo.

Em resumo, o kitesurf é um esporte empolgante, mas que apresenta riscos significativos. É importante que os praticantes sejam experientes, estejam adequadamente equipados e sigam as medidas de segurança para minimizar esses riscos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar
1
Quer comprar seu equipamento?
Hey, somos parceiro dessa marca irada e se você quiser cotar valores dos equipamentos, fala agora mesmo no WhatsApp diretamente com o distribuidor ou visite o site da Orca Sports aqui: VISITAR SITE