Skip to main content

Armstrong Foils chega ao Brasil

Armstrong Foils chega ao Brasil

02/05/2022

02/05/2022

Armstrong é uma marca premium de hydrofoils, wings e pranchas da Nova Zelândia que chega ao Brasil com importação exclusiva da Orca Sports.

Produzem os hydrofoils mais bem construídos do mundo, com qualidade de produção de padrão elevado ao extremo devido a utilizado de materiais como carbono e titânio.

Tive o prazer de fazer um test ride rápido dos equipamentos lá no Pico da Galera do L na Barra do Ceará em Fortaleza e hoje vim aqui nesse artigo compartilhar um pouco das minhas impressões nesse teste rápido. Não é um review, pois não tive tempo de testar extensivamente, então tudo que você ler aqui são impressões de um primeiro contato.

A-Wing 4.5 + HS 1550

Em um primeiro momento eu testei o A Wing V2 tamanho 4.5 com o foil HS 1550 e uma prancha Wing Sup Armstrong de 75L. Foi um privilégio andar nesse kit que é como se fosse a Bugatti do wing foil.

Apesar da prancha 5’2 ser grande para meu gosto, achei super sensível, por não ser muito espessa e o foil HS1550 de boa velocidade para um foil com 1550cm2 de área.

O start foi instantâneo com o wing 4.5 no vento que estava em torno de 16knts durante o teste.

A-Wing 5.5 + HA 925

Num segundo momento eu resolvi testar o A Wing 5.5 com o foil HA925, um foil high aspect de perfomance.

Instalei o foil na minha prancha Sky Wing 4.8 60L e não gostei de cara pois faltou pressão no pé da frente. Pra evitar que o foil embicasse eu precisava manter o peso do meu corpo quase todo no pé de trás.

Saí da água rapidamente e coloquei o mastro todo pra frente na caixa de trilhos na minha prancha e mesmo assim a pressão ainda não ficou ideal.

Eu acredito que isso se deve ao fato das pranchas Armstrong terem a caixa de trilhos muito mais pra frente que as outras marcas e que seus foils são projetados com isso em consideração.

Nessa foto você observa como o mastro é posicionado bem a frente nas pranchas da Armstrong.
Ilustração vagabunda sobre a diferença de posição da caixa de trilhos. Nenhuma das opções está errada, só são diferentes e você precisa saber.

Mas apesar de não ter testado o foil no seu melhor potencial, eu gostei demais de como ele decolou fácil e rápido, apesar da pouca área.

A velocidade do conjunto também foi excelente. Você se posiciona pra correr e ao ativar o wing ele acelera progressivamente e com estabilidade que passa confiança ao rider.

Eu vou testar mais essa HA925 e buscar novas configurações até ele funcionar pra mim. Como é um foil avançado, pode ser até que seja meu nível baixo que não me deixou tirar proveito da máquina que os riders mundo a fora estão amando.

Não sei saltar, mas arrisquei uns coices de bacurim com o foil e foi satisfatório, pois ao pousar o mesmo não atolava a asa e parava e sim mantinha a projeção horizontalmente e com alguns pumps no wing e foil eu já decolava e continuava andando.

Mauro Luzz e Arthur testando o A-Wing

O que achei do A-Wing?

O wing é uma máquina. Testei os tamanhos 4.5 e 5.5 e gostei bastante do power, do conceito mais mid aspect que ajuda a não ter pontas tocando na agua.

O formato das alças me lembra meu Wasp V2, inclusive com as duas alças em V que ajudam a suportar o bordo de ataque e também dão mais opções de pegada.

Ele vem com um mini boom de carbono super leve que você pode ou não usar. Adição bacana ao kit.

O que não gostei foi das janelas muito pequenas, acho que era melhor nem ter colocado, se fossem pra ser quase inúteis.

As alças também são meio retangulares e isso as deixam ligeiramente menos confortáveis que as do meu wing Ozone Wasp, mas só um detalhe, nada que vai atrapalhar ou incomodar quem comprar essa máquina.

Vou comprar esse foil?

Adoraria poder. Haha! Se eu fosse começar hoje a comprar meu equipamento e tivesse o capital necessário para investir, eu acho que compraria sim. São foils caros, mas que a marca entrega o melhor do melhor em um pacote lindo com case para guardar cada peça do foil em segurança, parafusos em titânio, chaves e calços organizados em uma caixinha.
Coisa fina, um luxo que quem pode se dar o direito de ter não vai se arrepender.

Mas, como eu tô feliz com meu equipamento atual e não tenho o capital, vou ficar só com a lembrança de ter tido a chance de testar.

E você? Vai comprar?

Se quiser saber mais e conhecer a coleção da Armstrong, visite o site da ORCA SPORTS aqui e saiba mais sobre valores e disponibilidade dos produtos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar
1
Quer comprar seu equipamento?
Hey, somos parceiro dessa marca irada e se você quiser cotar valores dos equipamentos, fala agora mesmo no WhatsApp diretamente com o distribuidor ou visite o site da Orca Sports aqui: VISITAR SITE